SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Representações sociais sobre criança e ser professora de crianças por alunas do curso de pedagogiada UFMS e UNESP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BUSSOLETTI, Denise Marcos  y  GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.303-313. ISSN 1809-4309.

Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.

Palabras clave : Representações Sociais; Infâncias; Alteridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )