SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LENDVAI, Noémi  e  STUBBS, Paul. Políticas como tradução. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.11-31. ISSN 1809-4309.

Este trabalho explora algumas das implicações do desenvolvimento de uma antropologia ou etnografia das dimensões transnacionais da política. A primeira parte explica o aparato conceitual básico, em termos de política como criadora de significados. A segunda parte examina a política como tradução e explora suas implicações em termos de transnacionalização das políticas e, em particular, procura contrastar a tradução de políticas com noções mais ortodoxas de transferência de políticas. A terceira parte explora a tradução de políticas através de uma abordagem etnográfica reflexiva, desenvolvendo alguns casos baseados no envolvimento prático dos autores em reformas de políticas sociais em partes da Europa Central e do Leste. A quarta parte apresenta algumas conclusões e indica algumas objeções teóricas e éticas que podem e devem ser levantadas com relação à abordagem apresentada.

Palavras-chave : Política Educacional; Políticas Sociais; Trasnacionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )