SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Políticas como traduçãoLas epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BALL, Stephen J.. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.33-52. ISSN 1809-4309.

Este trabalho aprofunda um artigo anterior sobre o papel da performatividade na mudança de prática profissional e das subjetividades do professor na educação. Argumenta-se que as tecnologias de comparação, mensuração e responsabilização, que atualmente proliferam nos sistemas educacionais no mundo todo não são simplesmente novas formas de monitorar resultados, mas estão ativamente alterando o que pretendem descrever. Elas mudam o significado do ensino e do que significa ensinar. Essas tecnologias de reforma estão alterando a forma como os professores pensam sobre o que fazem e como se relacionam com os colegas e com os alunos. Sociabilidade e coletividade estão sendo destruídas e substituídas por suspeição, competitividade, culpa e inveja, um novo repertório altamente carregado de emoções e relações sociais deformadas.

Palavras-chave : Performance; Subjetividade; Profissionalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )