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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TELLO, César G.. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.53-68. ISSN 1809-4309.

O objetivo deste artigo é desenvolver a categoria epistemologias da política educacional como uma abordagem que incentiva a prática da vigilância epistemológica nas pesquisas desse campo. Essa categoria leva, necessariamente, o pesquisador a realizar uma meta-análise de sua própria investigação. Simultaneamente, o enfoque das epistemologias da política educacional também se torna um esquema analítico adequado para os estudos epistemológicos do campo, além do uso que cada pesquisador pode realizar para a sua própria vigilância epistemológica no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Este esquema de análise surge da preocupação de que, em uma parte significativa de pesquisas sobre políticas educacionais na América Latina, há a ausência de posicionamentos epistemológicos. A produção de conhecimento no campo se desdobra em uma combinação metodológica que não se fundamenta em perspectivas epistemológicas e, assim, a investigação se apresenta como aparentemente neutra e independente da realidade social e cultural.

Palabras clave : Política Educacional; Epistemologia; Vigilância Epistemológica.

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