SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análisePercalços da educação infantil como direito da criança: análise da história e da legislação das décadas de 1980 e 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARCON, Telmo. Políticas de educação do campo: avanços e desafios. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.85-105. ISSN 1809-4309.

O texto analisa as diretrizes da educação do campo numa dupla perspectiva: avanços e desafios. Os avanços evidenciam-se na formulação de diretrizes com base numa concepção de educação emancipatória e cidadã, e os desafios, por sua vez, concretizam-se nas dificuldades de a escola do campo problematizar os contextos socioculturais dos seus alunos; na implementação de políticas de nucleação por governos estaduais e municipais que resultam no deslocamento de escolas do campo para as cidades ou pequenos povoados; no transporte diário de milhares de crianças do campo para a cidade, que, além retirar os sujeitos dos seus contextos, incrementa processos migratórios e colide frontalmente com as diretrizes da educação do campo elaboradas no início do século XXI. Do ponto de vista teórico, o texto assenta-se em documentos e em referenciais bibliográficos relativos à educação do campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Diversidade Cultural; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )