SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Percalços da educação infantil como direito da criança: análise da história e da legislação das décadas de 1980 e 1990Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MUNDIM, Maria Augusta Peixoto. Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008). Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.129-155. ISSN 1809-4309.

O presente trabalho analisa a organização da escola em ciclos em Goiânia à luz dos processos de regulação das políticas educacionais empreendidos no Brasil a partir da década de 1990. A investigação de natureza teórico-bibliográfica beneficiou-se das análises da regulação social realizadas no campo da economia e da sociologia política tendo como referência o quadro teórico-metodológico desenvolvido por Marx e fertilizado por Gramsci. Presume-se que há, no cenário atual, novas formas de regulação social que em seus desdobramentos têm reverberado na regulação das políticas educacionais e, em certa medida, têm informado princípios para novas formas  de organização da escola.

Palabras clave : Regulação Social; Políticas Educacionais; Escola em Ciclos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )