SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008)A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de Dewey índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BRAGANCA, Sabrina Zientarski de; ZIENTARSKI, Clarice  y  PEREIRA, Sueli Menezes. Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.157-178. ISSN 1809-4309.

Este artigo trata das possibilidades de rompimento de práticas de exclusão escolar através de ações realizadas pelos técnicos sociais (ATES), que têm como proposta a educação popular emancipatória, representando um movimento contrário à hegemonia dominante. Consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa (TRIVINÕS, 1987), apresentando resultados parciais da pesquisa desenvolvida com assentados da reforma agrária nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). A ação de assistência realizada pelos técnicos de diversas áreas é entendida como uma política pública, conquistada através de pautas travadas com o Ministério da Agricultura e setores das áreas de Assentamento do INCRA, constituindo um movimento social relacionado diretamente com a educação. Conclui-se que, apesar da pouca atenção do Estado Capitalista, esses movimentos constituem-se em ações educativas de caráter emancipatório para os sujeitos sociais envolvidos.

Palabras clave : Assentamentos de Reforma Agrária; Educação; Técnicos Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )