SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociaisCultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FAVERO, Altair Alberto  y  TONIETO, Carina. A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de Dewey. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.179-197. ISSN 1809-4309.

O texto tem por objetivo reconstruir e analisar as razões que levaram o educador americano John Dewey a eleger a democracia como credo pedagógico de sua filosofia da educação. Para tanto, inicialmente se fará uma breve reconstrução das origens da democracia na paideia grega para em seguida analisarem-se os motivos que levaram Dewey a eleger a democracia como principal referência do seu credo pedagógico. Nos dois últimos tópicos analisa-se a concepção democrática de educação na obra Democracia e Educação e por que Dewey utiliza a ciência, a filosofia e a educação como instrumentos na reconstrução da democracia.

Palabras clave : Experiência Democrática; Pragmatismo; Políticas Educacionais; Filosofia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )