SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em música. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.227-252. ISSN 1809-4309.

O presente artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações acerca do estágio supervisionado de estudantes em formação acadêmico-profissional do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Partindo de estudos sobre a formação de professores, estágio supervisionado e educação musical, buscaram-se conhecer e analisar as representações, crenças, ideias e valores dos licenciandos de música em relação ao estágio supervisionado e compreender os processos de gênese e transformação sobre a construção da docência. Os achados indicam que as representações de estágio supervisionado vão sendo modificadas ao longo da formação, e o aspecto central trazido em relação à docência carrega a aspiração positiva de ser um “bom professor” de música, em diferentes espaços educativos.

Keywords : Representações; Estágio Supervisionado; Docência em Música.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )