SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em música. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.227-252. ISSN 1809-4309.

O presente artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações acerca do estágio supervisionado de estudantes em formação acadêmico-profissional do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Partindo de estudos sobre a formação de professores, estágio supervisionado e educação musical, buscaram-se conhecer e analisar as representações, crenças, ideias e valores dos licenciandos de música em relação ao estágio supervisionado e compreender os processos de gênese e transformação sobre a construção da docência. Os achados indicam que as representações de estágio supervisionado vão sendo modificadas ao longo da formação, e o aspecto central trazido em relação à docência carrega a aspiração positiva de ser um “bom professor” de música, em diferentes espaços educativos.

Palavras-chave : Representações; Estágio Supervisionado; Docência em Música.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )