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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEAL, Telma Ferraz; BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves; FRANCA, Andrezza da Costa  e  SILVEIRA, Renata da Conceição. Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do ensino fundamental. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.253-278. ISSN 1809-4309.

Esta pesquisa discute as concepções de duas professoras sobre o ensino da argumentação e suas relações com a prática pedagógica em turmas do 5º ano. A análise de cinco aulas de cada professora revelou que uma delas adotava uma concepção de argumentação desvinculada das situações de uso, expressa no ensino de conceitos e de uma forma composicional padrão. A outra professora demonstrou maior clareza acerca da diversidade de gêneros textuais e das situações em que se deve argumentar, o que gerou a proposição de atividades de leitura e escrita mais contextualizadas, com foco nas especificidades dos gêneros trabalhados. Conclui-se que a concepção de argumentação como prática discursiva demanda um maior conhecimento sobre a variedade de situações e gêneros presentes na sociedade, sendo este um requisito para uma ação pedagógica mais reflexiva e voltada para os usos sociais da escrita.

Palavras-chave : Argumentação; Leitura; Produção de Texto.

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