SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DUVAL, Raymond. Quais teorias e métodos para a pesquisa sobre o ensino da matemática?. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.305-330. ISSN 1809-4309.

A matemática provoca dificuldades de compreensão que não são encontradas em outras disciplinas. A escolha de uma teoria e de um método para recolher e analisar os trabalhos dos alunos depende do ponto de vista do qual nós nos baseamos para estudá-los. Neste artigo, examinaremos e faremos uma comparação dos aportes específicos dos pontos de vista matemático, cognitivo e pedagógico para analisar os processos de compreensão e de aquisição de conhecimentos em matemática. Com este objetivo abordaremos quatro questões: a) os critérios de compreensão são os mesmos segundo estes três pontos de vista?; b) o sucesso matemático em um problema implica a compreensão de um ponto de vista cognitivo?; c) como distinguir tipos de erros para analisar as causas de incompreensão?; d) as progressões construídas a partir de análises em termos de “pré-requisitos” favorecem ou ignoram o desenvolvimento cognitivo específico que permite compreender em matemática? Nós mostraremos que a importância particular do ponto de vista cognitivo vem do fato de que a atividade matemática tem sempre duas faces.

Palavras-chave : Critério de Compreensão; Decomposição de um Conhecimento; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )