SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Quais teorias e métodos para a pesquisa sobre o ensino da matemática?O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GODINO, Juan D.; RIVAS, Hernán  y  ARTEAGA, Pedro. Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curriculares. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.331-354. ISSN 1809-4309.

A avaliação da idoneidade didática de processos de ensino e aprendizagem das matemáticas requer dispor de instrumentos adequados que orientem tal avaliação de maneira fundamentada. Nesse artigo, descrevemos una metodologia para a melhoria progressiva de instrumentos de avaliação da idoneidade de processos de instrução matemática mediante a análise do conteúdo de propostas curriculares. As unidades de análise são classificadas segundo as facetas e componentes propostos na Teoria da Idoneidade Didática para identificar normas e indicadores de idoneidade, os quais são confrontados com o sistema proposto por essa teoria, a fim de identificar concordâncias e complementariedades. Essa metodologia é exemplificada mediante sua aplicação aos os princípios e padrões do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) na área do conteúdo de estatística dos níveis K-8.

Palabras clave : Educação Matemática; Formação de Professores; Padrões de Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )