SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curricularesO ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PONTE, João Pedro da; MATA-PEREIRA, Joana  e  HENRIQUES, Ana. O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.355-377. ISSN 1809-4309.

Este artigo analisa os processos de raciocínio em tarefas matemáticas de dois alunos do 9º Ensino Básico e dois alunos do 2º ano do Ensino Superior. Debruçamo-nos, também, sobre a representação e a significação, dada a sua estreita relação com o raciocínio matemático. Os resultados apresentados têm por base dois estudos de natureza qualitativa e interpretativa que usam diversas fontes de dados. Estes resultados mostram que o domínio da linguagem algébrica por parte dos alunos do 9º é ainda insuficiente para resolverem de forma expedita os problemas propostos, o que já não ocorre com os alunos do Ensino Superior. As estratégias iniciais de todos os alunos são de natureza indutiva. No entanto, uma das alunas do 9º ano e os dois alunos do Ensino Superior mostram uma capacidade já bem visível para raciocinar dedutivamente. Os níveis de significação variam consideravelmente, tendo diversos alunos mostrando capacidade de construir ou mobilizar significados relevantes. O modelo de análise que apresentamos, articulando raciocínio, representações e significação, revelou-se um instrumento promissor para estudar os processos de raciocínio dos alunos.

Palavras-chave : Raciocínio Matemático; Representações; Significação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )