SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superiorAnálise de percepções e procedimentos algébricos de estudantes da educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MORETTI, Méricles Thadeu  y  THIEL, Afrânio Austregésilo. O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.379-396. ISSN 1809-4309.

Neste trabalho discutimos, à luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, o significado do ensino de matemática hermético, fechado sobre si mesmo, em relação ao modo como os registros semióticos são utilizados. Constata-se que este ensino, criticado por pesquisadores da Educação Matemática, se baseia em registros que provêm, geralmente, de um único sistema semiótico e, mesmo quando trata de mais de um sistema, não considera as possibilidades de articulação semiótica que pressupõe o reconhecimento simultâneo dos elementos semióticos que podem estar relacionados em cada sistema considerado. Veremos, ainda, como esta situação pode ser superada com um ensino que priorize, de fato, a articulação entre registros tendo por base a ideia de aprendizagem em matemática de Duval.

Palabras clave : Ensino Hermético; Registros de Representação Semiótica; Tipos de Registros Semióticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )