SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Análise de percepções e procedimentos algébricos de estudantes da educação básicaO ensino da matemática nas escolas do campo por meio da metodologia da mediação dialética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Heloisa da  y  GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E) educação (M)matemática brasileira. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.421-443. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de uma leitura foucaultiana, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas historicamente contextualizadas. Nessa leitura foucaultiana, que traz à cena conceitos como “dispositivo estratégico”, “resistências” e “relações de poder”, o CEM é visto como constituindo-se ao criar condições para a constituição da moderna Educação Matemática brasileira.

Palabras clave : Educação Matemática; Identidades; Leitura Foucaultiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )