SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E) educação (M)matemática brasileiraSobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em modelagem matemática na educação matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva  and  SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da metodologia da mediação dialética. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.445-465. ISSN 1809-4309.

Este artigo aborda a necessidade de um trabalho pedagógico dentro da modalidade Educação do Campo, especificamente no ensino da matemática. Busca justificar a defesa por um trabalho diferenciado, que tome como ponto de partida o conhecimento matemático do aluno e permita a sua ampliação de tal forma que os conhecimentos matemáticos adquiridos sejam realmente úteis em sua vivência de cidadão. A partir das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, este trabalho apresenta os pontos principais do desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética, a qual possibilita estabelecer relações entre os diferentes saberes do aluno e do professor, de forma que o aluno possa superar seu conhecimento imediato sobre o mundo, pelos conhecimentos matemáticos historicamente construídos pelo homem

Keywords : Educação do Campo; Matemática; Metodologia da Mediação Dialética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )