SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E) educação (M)matemática brasileiraSobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em modelagem matemática na educação matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva  y  SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da metodologia da mediação dialética. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.445-465. ISSN 1809-4309.

Este artigo aborda a necessidade de um trabalho pedagógico dentro da modalidade Educação do Campo, especificamente no ensino da matemática. Busca justificar a defesa por um trabalho diferenciado, que tome como ponto de partida o conhecimento matemático do aluno e permita a sua ampliação de tal forma que os conhecimentos matemáticos adquiridos sejam realmente úteis em sua vivência de cidadão. A partir das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, este trabalho apresenta os pontos principais do desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética, a qual possibilita estabelecer relações entre os diferentes saberes do aluno e do professor, de forma que o aluno possa superar seu conhecimento imediato sobre o mundo, pelos conhecimentos matemáticos historicamente construídos pelo homem

Palabras clave : Educação do Campo; Matemática; Metodologia da Mediação Dialética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )