SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da metodologia da mediação dialéticaConhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

KLUBER, Tiago Emanuel  y  BURAK, Dionísio. Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em modelagem matemática na educação matemática. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.467-488. ISSN 1809-4309.

Consideramos que toda área de pesquisa que busca se consolidar e amadurecer deve voltar-se para a própria pesquisa. Desse modo, entendemos que este trabalho é relevante para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, pois temos a seguinte questão de pesquisa: como se mostram os objetivos, os objetos e problemas de pesquisa nas comunicações científicas publicadas na IV Conferência Nacional de Modelagem Matemática, CNMEM, realizada em 2005? Essa questão é enfrentada sob uma abordagem qualitativa do tipo meta-analítica e de conteúdo, com auxílio do software Atlas T.i. O material de coleta de dados é oriundo da referida conferência que é a primeira das três que analisaremos no estudo que visa explicitar a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil. As categorias estabelecidas neste artigo e que serão interpretadas são: 1) Metaestudo em Modelagem Matemática; 2) Aplicação de Modelagem; 3) Articulação entre Modelagem e outras teorias; 4) Modelagem e formação de professores.

Palabras clave : Pesquisa; Modelagem Matemática na Educação Matemática; Metacompreensão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )