SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em modelagem matemática na educação matemáticaA vivência de uma intervenção docente: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARNEIRO, Reginaldo Fernando  y  SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.489-509. ISSN 1809-4309.

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao elaborarem histórias infantis com conteúdos matemáticos. A pesquisa desenvolvida aproxima-se da vertente de pesquisa participante, e o local de investigação foi um curso de curta duração oferecido, pelos autores deste texto, em um seminário de Educação Matemática para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos usados para a produção dos dados foram o áudio, o vídeo, o diário de campo e os registros produzidos pelas professoras. Os resultados evidenciaram que as professoras mobilizaram seus conhecimentos do conteúdo e seu conhecimento pedagógico do conteúdo, ao buscarem solucionar os diferentes problemas propostos e, principalmente, ao elaborarem histórias infantis com conteúdo matemático.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Conhecimentos Docentes; Histórias Infantis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )