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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CAMMAROTA, Giovani  e  CLARETO, Sônia Maria. A cognição em questão: invenção, aprendizagem e educação matemática. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.585-602. ISSN 1809-4309.

Este artigo propõe uma interlocução entre a noção de invenção e a Educação Matemática, em particular, a sala de aula de matemática. A discussão tem como mote um episódio de pesquisa de campo, realizada a partir do método cartográfico em uma escola da rede pública de Juiz de Fora/MG. Em torno deste episódio são articulados dois discursos acerca da cognição e da aprendizagem: o da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e o do Modelo dos Campos Semânticos, de Rômulo Lins. A invenção opera transversalmente nos dois discursos, abrindo possibilidades de pensar a aprendizagem como coprodução si-mundo.

Palavras-chave : Cognição Inventiva; Modelos de Aprendizagem; Sala de Aula de Matemática.

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