SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialGestión del multilingüismo y docencia indígena para una educación intercultural bilingüe en la Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PARADISE, Ruth. Estilo interacional e o significado não verbal: crianças Mazahua aprendem como viver no modo separado-mas-junto. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.11-30. ISSN 1809-4309.

A experiência de crianças pequenas com uma interação social não verbalmente organizada constitui um tipo primário de enculturação. À medida que adquirem a capacidade de participar em interações cotidianas, aprendem simultaneamente os significados culturais nelas integrados. Esse artigo descreve a aquisição, pelas crianças Mazahua, de um estilo interacional separado-mas-junto. A apreciação dos significados não verbais envolvidos pode aprofundar o nosso conhecimento da natureza dos estilos interacionais definidos culturalmente e seu impacto no ensino em sala de aula.

Palabras clave : Significado não Verbal; Enculturação; Cultura Mazahua; Estilos Interacionais; Educação Indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )