SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialGestión del multilingüismo y docencia indígena para una educación intercultural bilingüe en la ArgentinaQuando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TEIXEIRA, Isis Aline Vale  y  GOMES, Ana Maria Rabelo. A escola indígena tem gênero? Explorações a partir da vida das mulheres e professoras Xakriabá. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.55-83. ISSN 1809-4309.

O texto analisa o processo de escolarização e letramento entre os Xakriabá, povo indígena residente no norte de Minas Gerais, a partir de um recorte de gênero. Serão apresentados dados estatísticos da escola indígena Xakriabá e breves descrições da vida cotidiana. O principal objetivo é demonstrar que, apesar dos pontos de convergência entre a escola indígena Xakriabá e a escola não indígena brasileira no que tange à melhor progressão escolar das mulheres e à feminilização do magistério (ainda que não seja nos cargos hierarquicamente de comando), observam-se diferentes significados atribuídos ao processo de escolarização e letramento, pois se instalam em contextos com dinâmicas sociais, culturais e econômicas específicas.

Palabras clave : Desigualdade de Gênero; Educação Escolar Indígena; Xakriabá.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )