SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialA escola indígena tem gênero? Explorações a partir da vida das mulheres e professoras XakriabáFormação de professores indígenas numa perspectiva intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CORREA, Carlos Humberto Alves; SANTOS, Elciclei Faria dos  y  SILVA, Rosa Helena Dias da. Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.85-105. ISSN 1809-4309.

O artigo aborda o tema central do estágio no Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) enquanto um dos principais desafios para a formação de professores indígenas em nível superior. Como os alunos universitários indígenas já são professores(as) em suas aldeias, procurasse saber que tipos de atividades caracterizarão este momento formativo e comporão o estágio e como articular as ações de pesquisa e prática docente oportunizando a soma de esforços e produção de resultados que sejam contribuição tanto para a formação do(a) professor(a) como para as escolas indígenas. Também focaliza a experiência já vivida com a Turma Mura, que está no último ano do curso e no fim de seu estágio. O estágio tem sido entendido como um espaço/tempo de reflexão e ação sobre a realidade escolar e o exercício da docência, tendo em vista potencializar a formação dos(as) licenciandos(as) e qualificar as suas inserções profissionais e, consequentemente, o trabalho da escola indígena.

Palabras clave : Formação de Professores Indígenas; Estágio; Pesquisa; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )