SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialQuando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenasTerritório e saberes tradicionais: articulações possíveis no espaço escolar indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ANTUNES, Claudia Pereira  y  BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Formação de professores indígenas numa perspectiva intercultural. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.107-131. ISSN 1809-4309.

O presente artigo trata da formação de professores indígenas tendo como cenário as ações que envolvem docentes, lideranças Kaingang e gestores dessa política no Estado do Rio Grande do Sul. O foco central do trabalho que aqui apresentamos e sobre o qual aprofundamos a reflexão é o Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - Proposta diferenciada para Indígenas, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Os estudos, que são vinculados à pesquisa “Educação Ameríndia e Interculturalidade”, possibilitam a compreensão desse curso de especialização no contexto mais amplo da formação de professores indígenas e da educação escolar indígena.

Palabras clave : Formação de Professores Indígenas; Educação Escolar Indígena; Educação Intercultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )