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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

NASCIMENTO, Adir Casaro. Os processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenas. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.155-173. ISSN 1809-4309.

O tema da formação de professores indígenas e a questão dos processos próprios de aprendizagem, colocados como um direito aos povos indígenas a partir da Constituição de 1988, tem como objetivo a ressignificação da prática pedagógica em contextos socioculturais particulares e dar visibilidade à educação indígena. Tendo como referência a criança indígena, sujeito que produz conhecimentos no contexto de suas particularidades e territorialidades, a reflexão aponta a necessidade de construção de novos aportes teóricos e de pedagogia(s) que dêem visibilidade a outras lógicas epistêmicas locais produzidas pela “colonialidade do poder”, mas que se fazem diferentes da lógica dominante ocidental, no processo de formação de educadores indígenas.

Palabras clave : Crianças Indígenas; Processos Próprios de Aprendizagem; Formação de Professors.

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