SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialOs processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenasA política pública de ensino superior para povos indígenas no Paraná: trajetórias, desafios e perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PALADINO, Mariana. Algumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superior. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.175-195. ISSN 1809-4309.

Este trabalho procura apresentar um panorama da situação da educação superior indígena no Brasil, focalizando tanto algumas políticas públicas implementadas pelo Estado quanto programas de ações afirmativas de universidades federais e estaduais destinadas a alunos indígenas. Com base em registros de campo e pesquisas existentes são discutidas as condições de acesso e permanência de estudantes indígenas em algumas universidades do País. São também descritas e analisadas as demandas por eles colocadas, suas principais dificuldades e as experiências que vivenciam no espaço universitário. Deste modo, pretende-se contribuir com pesquisas em um campo ainda pouco explorado, o da educação escolar indígena, que tem se tornado uma importante demanda do movimento indígena, mas ainda é objeto de pouca reflexão analítica.

Palabras clave : Povos Indígenas; Políticas Públicas; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )