SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue03  suppl.especialAlgumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superiorEntre o bom selvagem e o canibal: representações de índio na literatura infantil brasileira em meados do século XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

AMARAL, Wagner Roberto do  and  BAIBICH, Tânia Maria. A política pública de ensino superior para povos indígenas no Paraná: trajetórias, desafios e perspectivas. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.197-220. ISSN 1809-4309.

O artigo reflete sobre a experiência de ingresso e permanência de estudantes indígenas nas instituições de Ensino Superior públicas do Paraná enquanto promotora de uma política pública de educação superior no território paranaense. Inspira-se nas trajetórias desses acadêmicos, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas, demonstrando que a permanência desses sujeitos no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento: o acadêmico e étnico-comunitário. São evidentes os limites da tarefa do Estado nessa ação, uma vez que a permanência requer políticas públicas de educação superior voltadas efetivamente a esses sujeitos e sensíveis aos pertencimentos por eles construídos. O trabalho resultou de revisão de literatura, análise documental e análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto aos acadêmicos indígenas e profissionais índios recém-formados. Reconhece-se o ineditismo da experiência paranaense iniciada nesta década, cuja consolidação se deve à efetiva atuação do Estado, das universidades públicas e das lideranças e comunidades indígenas.

Keywords : Educação Superior; Ações Afirmativas; Povos Indígenas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )