SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03  suppl.especialEducação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongarai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

KRAUSE-LEMKE, Cibele. O discurso da diversidade linguística em textos acadêmicos. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.03, suppl., pp.265-280. ISSN 1809-4309.

O objetivo deste trabalho é discutir as concepções de língua e de identidade subjacentes a textos acadêmicos sobre aquisição e/ou ensino de línguas, observando de que forma concebem o ensino de línguas ante as diferentes realidades linguísticas existentes no Brasil. Busca-se compreender de que forma língua e identidade se imbricam na construção de uma política linguística. A análise leva em conta as atuais perspectivas críticas referentes ao estudo da linguagem, as de Hall (2006) e Iglesias (2009), por tratarem sobre os conceitos de identidade, e a de Bourdieu (2008), por promover discussões sobre a língua/discurso e por problematizá-la, tanto como objeto de dominação quanto como capital simbólico. Os resultados indicam um deslocamento em certas produções acadêmicas, ao abdicarem de concepções hegemônicas para instaurar um novo discurso, pautado pela diversidade linguística brasileira. Não obstante, esse novo discurso, presente em muitas produções analisadas, ainda não foi incorporado às práticas políticas e pedagógicas no cenário educacional brasileiro.

Palavras-chave : Textos Acadêmicos; Diversidade Linguística; Política Linguística; Ensino de Línguas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )