SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A avaliação de políticas educacionais por meio da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, filosofia e educação. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.13-40. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta uma interpretação da concepção de Gramsci sobre filosofia e educação, bem como da articulação desses conceitos na práxis e no paradigma teórico-metodológico por ele formulado. São utilizados principalmente os textos da maturidade teórico-metodológica de Gramsci, os Cadernos do Cárcere, bem como alguns de seus comentadores que têm forte repercussão no Brasil. O texto é dividido em duas partes: na primeira, é discutida a concepção gramsciana de filosofia e na segunda, a de educação. Na conclusão, são resgatadas as teses centrais que devem ser levadas em consideração para o que se acredita ser uma boa interpretação do legado filosófico e pedagógico-educativo, resultante do pensamento e da ação de Gramsci, o qual enfrentou as contradições da realidade italiana de sua época na tentativa de colaborar com a superação das relações sociais capitalistas.

Palabras clave : Educação; Filosofia; Gramsci.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )