SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A avaliação de políticas educacionais por meio da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticasConfigurações, limites e perspectivas do ensino médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FLACH, Simone de Fátima. Quanto vale o trabalho do professor: desvelando o processo de desvalorização salarial em Ponta Grossa- PR. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.63-84. ISSN 1809-4309.

Pretende-se, através da análise das principais decisões político-educacionais, desvelar o processo de desvalorização do trabalho do professor em curso no município de Ponta Grossa - Paraná, a partir da reforma legal municipal ocorrida no período 2005-2010. Apresenta-se a configuração da carreira docente no contexto municipal antes e depois de sua reorganização, a qual teve como principal aporte legal o piso salarial nacional instituído pela Lei nº 11.738/2008. Conclui-se que a reforma realizada com base nos pressupostos do novo gerencialismo tornou a carreira docente pouco atrativa aos professores ingressantes, criou situações desiguais em relação ao avanço salarial ao longo da carreira e evidenciou a fragilidade do compromisso para uma educação de qualidade.

Palabras clave : Carreira Docente; Trabalho Docente; Valorização Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )