SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A avaliação de políticas educacionais por meio da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticasConfigurações, limites e perspectivas do ensino médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FLACH, Simone de Fátima. Quanto vale o trabalho do professor: desvelando o processo de desvalorização salarial em Ponta Grossa- PR. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.63-84. ISSN 1809-4309.

Pretende-se, através da análise das principais decisões político-educacionais, desvelar o processo de desvalorização do trabalho do professor em curso no município de Ponta Grossa - Paraná, a partir da reforma legal municipal ocorrida no período 2005-2010. Apresenta-se a configuração da carreira docente no contexto municipal antes e depois de sua reorganização, a qual teve como principal aporte legal o piso salarial nacional instituído pela Lei nº 11.738/2008. Conclui-se que a reforma realizada com base nos pressupostos do novo gerencialismo tornou a carreira docente pouco atrativa aos professores ingressantes, criou situações desiguais em relação ao avanço salarial ao longo da carreira e evidenciou a fragilidade do compromisso para uma educação de qualidade.

Palavras-chave : Carreira Docente; Trabalho Docente; Valorização Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )