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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

COSTA, Gilvan Luiz Machado. Configurações, limites e perspectivas do ensino médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.85-109. ISSN 1809-4309.

O objetivo do artigo é problematizar questões relacionadas à qualidade do Ensino Médio no Brasil e à valorização dos professores, expressa na articulação entre formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Recorrem-se, sobretudo, às informações estatísticas para discutir aspectos relacionados ao acesso, permanência e condições de aprendizagem e de ensino na referida etapa da Educação Básica. Os dados empíricos expressam precarização da escola média e do trabalho docente, e podem contribuir com a discussão sobre a definição de políticas de Estado que venham ao encontro da universalização do Ensino Médio com qualidade social no Brasil. Tal compreensão está consubstanciada na instituição de um Sistema Nacional de Educação e no adequado financiamento da Educação Básica.

Palabras clave : Política Educacional; Ensino Médio; Qualidade.

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