SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Configurações, limites e perspectivas do ensino médio no Brasil: qualidade e valorização dos professoresMateriais curriculares, práticas e aprendizagens: estudo no contexto das ciências do 1º ciclo do ensino básico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

STRECK, Danilo Romeu. A pesquisa em educação popular e a educação básica. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.111-132. ISSN 1809-4309.

O artigo analisa a relação entre educação popular e Educação Básica, com atenção especial ao impacto das pesquisas em educação popular nas políticas e práticas de Educação Básica. Inicialmente, reflete-se sobre a educação popular como um campo de pesquisa no qual, a partir de práticas de investigação e educação, se desenvolve uma proposta metodológica com características próprias. O segundo tópico da reflexão consiste na reconstituição da relação entre educação popular e Educação Básica como dois campos de práticas pedagógicas que se movimentam entre o formal, o não formal e o informal. O parâmetro para a análise são os trabalhos apresentados em reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Como conclusão, são apontadas algumas tarefas emergentes para a atividade de pesquisa em educação popular e suas implicações para a Educação Básica.

Palabras clave : Educação Popular; Educação Básica; Pesquisa Participante.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )