SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A pesquisa em educação popular e a educação básicaMatemática no ensino médio: ensino para a formação de conceitos e desenvolvimento dos alunos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Preciosa; MORAIS, Ana Maria  y  NEVES, Isabel Pestana. Materiais curriculares, práticas e aprendizagens: estudo no contexto das ciências do 1º ciclo do ensino básico. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.133-171. ISSN 1809-4309.

O estudo analisa em que medida os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico são capazes de desenvolver práticas pedagógicas com princípios semelhantes aos que a investigação tem vindo a mostrar serem favoráveis à aprendizagem dos alunos, quando esses princípios estão presentes em materiais curriculares por eles usados. O estudo analisa também a influência dessas práticas na aprendizagem científica de alunos socialmente diferenciados. O estudo fundamenta-se em perspectivas psicológicas e sociológicas, com particular ênfase na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e utiliza uma metodologia mista de investigação. Foram construídos instrumentos específicos para analisar os materiais curriculares, as práticas dos professores e a aprendizagem científica dos alunos. Os resultados mostraram que os professores diferem, por vezes em direções opostas, na sua competência para implementar uma prática pedagógica que traduza os princípios subjacentes aos materiais curriculares e que o efeito da prática pode superar o efeito de classe social, sempre que os princípios pedagógicos do professor se aproximam dos princípios contidos nos materiais curriculares. Estes resultados são discutidos no artigo e, com base em investigação anterior, são colocadas hipóteses explicativas.

Palabras clave : Materiais Curriculares; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem Científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )