SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Materiais curriculares, práticas e aprendizagens: estudo no contexto das ciências do 1º ciclo do ensino básicoEnsino de história e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PERES, Thalitta Fernandes de Carvalho  y  FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Matemática no ensino médio: ensino para a formação de conceitos e desenvolvimento dos alunos. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.173-196. ISSN 1809-4309.

A pesquisa fundamentada na teoria de V. V. Davydov consistiu-se em um experimento didático formativo realizado no Ensino Médio de uma escola pública, com o objetivo de identificar as contribuições e os desafios ao ensino de geometria espacial organizado a partir dos princípios desta teoria. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observações, instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos. Os resultados mostram o ensino desenvolvimental como uma alternativa para a superação dos tipos de ensino de Matemática que não privilegiam o desenvolvimento do aluno. Mostram também dificuldades e contradições relacionadas a fatores socioculturais e históricos envolvendo os alunos e o processo de escolarização. Conclui-se que o ensino desenvolvimental é uma proposta que exige mais do professor e é promissora para a aquisição de novas formações mentais em Matemática pelos alunos.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Ensino Desenvolvimental; Didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )