SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Matemática no ensino médio: ensino para a formação de conceitos e desenvolvimento dos alunosQualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da  y  GUIMARAES, Selva. Ensino de história e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbano. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.197-218. ISSN 1809-4309.

O estudo tem como objetivo analisar as percepções de jovens estudantes de escolas localizadas no meio rural e urbano sobre política, direitos humanos e cidadania, bem como empreender reflexões sobre desafios e possíveis contribuições do ensino de História para a formação cidadã desses sujeitos. Fizeram parte do universo investigado 130 jovens estudantes dos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos Minas, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os sujeitos da pesquisa podem ser considerados “jovens pobres” de acordo com o perfil da renda familiar. Concluiu-se que os meios rural e urbano nesses municípios são espaços sociais, econômicos e culturais interdependentes. Em relação à política, a pesquisa corroborou dados internacionais que revelam o desinteresse dos jovens, sendo que os estudantes das escolas do meio rural mostraram- se mais céticos do que os jovens urbanos. Em relação aos direitos humanos e à cidadania, prevaleceu o silêncio, principalmente dos jovens das escolas urbanas. O estudo reafirmou a importância da escola para a formação de uma cultura democrática e participativa, sendo que um dos desafios do professor de História é contribuir para o campo de reflexão e formação dos jovens estudantes acerca das questões políticas, dos direitos humanos e da cidadania.

Palabras clave : Juventudes Rural e Urbana; Cidadania; Ensino de História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )