Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Boéssio Atrib and RIBEIRO, Gabriela Machado. Qualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professores. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.219-241. ISSN 1809-4309.
A qualidade do ensino de graduação, observada sob o ponto de vista da seleção de docentes, ensino e pesquisa é a discussão aqui apresentada a partir de pesquisa realizada com docentes iniciantes na carreira universitária. Discorremos historicamente sobre a seleção de docentes para o Ensino Superior enfatizando a cultura e os valores presentes em cada período e apresentamos, posteriormente, resultados de pesquisa realizada com vinte e sete sujeitos, de quatro universidades brasileiras. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada que permitiu que os professores explicitassem suas visões sobre qualidade a partir do trabalho que desenvolvem. Os resultados nos permitem ressaltar que a compreensão de qualidade dos entrevistados revelou diferentes entendimentos e neles é possível perceber valores que consideram importantes no ensino de graduação.
Keywords : Qualidade do Ensino; Professores Iniciantes; Ensino Superior.