SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Ensino de história e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbanoA leitura na universidade: ideias circulantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Boéssio Atrib  y  RIBEIRO, Gabriela Machado. Qualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professores. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.219-241. ISSN 1809-4309.

A qualidade do ensino de graduação, observada sob o ponto de vista da seleção de docentes, ensino e pesquisa é a discussão aqui apresentada a partir de pesquisa realizada com docentes iniciantes na carreira universitária. Discorremos historicamente sobre a seleção de docentes para o Ensino Superior enfatizando a cultura e os valores presentes em cada período e apresentamos, posteriormente, resultados de pesquisa realizada com vinte e sete sujeitos, de quatro universidades brasileiras. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada que permitiu que os professores explicitassem suas visões sobre qualidade a partir do trabalho que desenvolvem. Os resultados nos permitem ressaltar que a compreensão de qualidade dos entrevistados revelou diferentes entendimentos e neles é possível perceber valores que consideram importantes no ensino de graduação.

Palabras clave : Qualidade do Ensino; Professores Iniciantes; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )