SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01Qualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professoresO diálogo como possibilidade de mediação da violência na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

REZENDE, Lucinea Aparecida de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires  and  ARAUJO, Cristina Nalon de. A leitura na universidade: ideias circulantes. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.243-272. ISSN 1809-4309.

Neste artigo, são apresentados dados acerca da leitura na universidade, com o objetivo de (re)avaliar o ensino da leitura, por meio das ideias de senso comum que perpassam as suas práticas. A pesquisa teve duas fases e contou com participantes das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, e, prioritariamente, com alunos de quatro cursos de Ciências Humanas. Na fase I, foram mapeadas as ideias circulantes de senso comum acerca da leitura, com vistas à construção de núcleos temáticos a serem explorados na fase II. Nesta última, os blocos de questões tiveram como temas: leitura; leitura e escrita; internet; fontes diversificadas; leitura hoje e há vinte anos e implicação dos métodos nos processos de alfabetização. A metodologia, predominantemente qualitativa, tem caráter exploratório, com elementos da análise do discurso. Os resultados indicam que a universidade desempenha importante papel no trato com a leitura, e, por outro lado, existem espaços a serem ocupados por ela, o que poderia levar a mais amplas contribuições na formação contínua de leitores.

Keywords : Leitura na Universidade; Formação do Leitor; Ideias Circulantes Acerca da Leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )