SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Qualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professoresO diálogo como possibilidade de mediação da violência na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

REZENDE, Lucinea Aparecida de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires  y  ARAUJO, Cristina Nalon de. A leitura na universidade: ideias circulantes. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.243-272. ISSN 1809-4309.

Neste artigo, são apresentados dados acerca da leitura na universidade, com o objetivo de (re)avaliar o ensino da leitura, por meio das ideias de senso comum que perpassam as suas práticas. A pesquisa teve duas fases e contou com participantes das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, e, prioritariamente, com alunos de quatro cursos de Ciências Humanas. Na fase I, foram mapeadas as ideias circulantes de senso comum acerca da leitura, com vistas à construção de núcleos temáticos a serem explorados na fase II. Nesta última, os blocos de questões tiveram como temas: leitura; leitura e escrita; internet; fontes diversificadas; leitura hoje e há vinte anos e implicação dos métodos nos processos de alfabetização. A metodologia, predominantemente qualitativa, tem caráter exploratório, com elementos da análise do discurso. Os resultados indicam que a universidade desempenha importante papel no trato com a leitura, e, por outro lado, existem espaços a serem ocupados por ela, o que poderia levar a mais amplas contribuições na formação contínua de leitores.

Palabras clave : Leitura na Universidade; Formação do Leitor; Ideias Circulantes Acerca da Leitura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )