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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares  y  RODRIGUES, Paula Janaina Meneses. O diálogo como possibilidade de mediação da violência na escola. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.273-294. ISSN 1809-4309.

A violência na escola é compreendida como um fenômeno de diferentes faces que faz parte da dinâmica cultural e social da escola. Ela deve ser gerida pelos professores através da postura dialógica apontada por Freire (1987), subsidiada pelo diálogo proposto por Bohm (1989, 1999) e Bakhtin (1997 apud NAVARRO, 2005). Com isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do diálogo para a mediação da violência escolar, através de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados e tendo como aporte teórico: Abromavay et al. (2002), Andrade (2011), Derbabieux (2002), Cabrale Lucas (2010), Sposito (1998), Freire (1987), Bohm (1989) e Navarro (2005). O presente estudo demonstrou que a partir do diálogo, os docentes podem desenvolver a Competência Inter-Relacional (CIR) que contribui para a construção de uma educação dialógica voltada para a transformação social e para a mediação da violência na escola. Um diálogo que permite maior interação entre os sujeitos escolares, melhorando a convivência no ambiente escolar.

Palabras clave : Dialogicidade; Gestão de Conflitos; Ambiente Escolar.

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