Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
FERRARI, Anderson e CASTRO, Roney Polato de. “Quem está preparado pra isso: reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.01, pp.295-317. ISSN 1809-4309.
Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.
Palavras-chave : Formação Docente; Homossexualidades; Sujeitos.