SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

VALLS, Rafael. Iberoamérica en la enseñanza española de la historia. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.351-374. ISSN 1809-4309.

A presença dos países ibero-americanos é uma questão que tem estado permanentemente assegurada nos livros de texto da educação secundária espanhola desde a implantação do sistema educativo liberal, por volta do século XIX, até a atualidade. Esta atenção tem se dado tradicionalmente tanto nos manuais dedicados à história da Espanha como nos que se ocupam da chamada história universal, assim definida apesar de seu marcado caráter eurocêntrico. Esta presença continuada de países ibero-americanos tem conhecido, no entanto, distintos graus de intensidade segundo as épocas, no sentido de haver sido dedicada maior ou menor extensão nas páginas dos manuais aos conteúdos históricos relacionados como conjunto destes processos históricos: esta é a questão que abordamos detalhadamente em nossa investigação.

Keywords : Ibero-América; Ensino de História; Manuais Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )