SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VALLS, Rafael. Iberoamérica en la enseñanza española de la historia. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.351-374. ISSN 1809-4309.

A presença dos países ibero-americanos é uma questão que tem estado permanentemente assegurada nos livros de texto da educação secundária espanhola desde a implantação do sistema educativo liberal, por volta do século XIX, até a atualidade. Esta atenção tem se dado tradicionalmente tanto nos manuais dedicados à história da Espanha como nos que se ocupam da chamada história universal, assim definida apesar de seu marcado caráter eurocêntrico. Esta presença continuada de países ibero-americanos tem conhecido, no entanto, distintos graus de intensidade segundo as épocas, no sentido de haver sido dedicada maior ou menor extensão nas páginas dos manuais aos conteúdos históricos relacionados como conjunto destes processos históricos: esta é a questão que abordamos detalhadamente em nossa investigação.

Palabras clave : Ibero-América; Ensino de História; Manuais Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )