SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Iberoamérica en la enseñanza española de la historiaLivros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de ensino básico do município de Inhumas- Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARINHO, Analice Alves. Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913). Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.375-396. ISSN 1809-4309.

Este trabalho tem por objetivo identificar as representações da América espanhola em manuais destinados à formação de professores, em especial no Compendio de la Historia General de América (1910-1913), de Carlos Lamarca. A metodologia utilizada foi o estudo dos acontecimentos da história americana em cada manual, com o intuito de responder à questão: Quais são as representações da América nos manuais argentinos? Os resultados encontrados indicam que Carlos Lamarca concebe a América de duas maneiras: uma antes da independência, em que o continente é diferenciado de acordo com sua localização geográfica, e outra depois da emancipação, com a desconstrução da ideia de América. Assim, ao identificar as representações do continente, julga-se ser possível localizar os espaços sociais onde elas foram escritas, compreendendo, assim, seus significados mais profundos.

Palavras-chave : América Espanhola; Representação; Manual Didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )