SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Por uma “América mais americana”: as representações da América espanhola em manuais didáticos para a formação de professores argentinos (1910-1913)A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Luciano dos. Livros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de ensino básico do município de Inhumas- Goiás. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.397-418. ISSN 1809-4309.

Os estudos sobre livros didáticos de história têm avançado muito no Brasil. Todavia, ainda há questões pouco abordadas. Uma delas é o espaço que a temática hispano-americana ocupa nessas obras e quais são as repercussões disso na representação de América espanhola que os alunos do Ensino Básico assumem. Nosso trabalho foi desenvolvido na busca de contribuir para lançar luz sobre esse objeto problema. A pesquisa foi feita em duas fases: primeiro, analisamos os livros didáticos adotados pelos professores do município de Inhumas, no estado de Goiás, em 2007, e, depois, realizamos uma análise dos questionários e entrevistas feitos com os alunos da região. Os resultados levam-nos a sustentar a hipótese de que a condição acessória que a América espanhola ocupa nos livros didáticos de História e a forte representação dessa temática criada pela mídia televisiva têm contribuído para a prática de diferenciação dos alunos em relação à América de colonização hispânica.

Palabras clave : Representações; História da América Espanhola nos Livros Didáticos; Percepção dos Alunos de Ensino Básico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )