SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Livros didáticos e mídia televisiva na construção das representações de América espanhola dos alunos de ensino básico do município de Inhumas- GoiásAs propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CONCEICAO, Juliana Pirola da  e  ZAMBONI, Ernesta. A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.419-441. ISSN 1809-4309.

O artigo trata da educação pública e do ensino de História no Brasil e na Argentina a partir das legislações e diretrizes curriculares nacionais das últimas décadas, para identificar o espaço relegado ao ensino de História da América Latina ao longo de uma trajetória escolar. Os lineamentos teóricos e metodológicos que serviram de base para as análises comparativas estão relacionados à abordagem das Histórias Conectadas, trazendo à tona semelhanças e diferenças contextualizadas pelos laços que ligam cada história nacional à dos demais países da região. No campo do currículo, considerou-se o currículo como prescrição, que sustenta místicas importantes sobre Estado, escolarização e sociedade. Ao final, pode-se concluir que, embora a temática tenha ganhado espaço em documentos mais atuais, a seleção e a organização dos conteúdos indicados para normatizar a educação nacional não permitem a identificação de interesses comuns, que poderiam atuar na construção de perspectivas coletivas de futuro para o continente.

Palavras-chave : Currículo; Ensino de História; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )