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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
CONCEICAO, Juliana Pirola da e ZAMBONI, Ernesta. A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.419-441. ISSN 1809-4309.
O artigo trata da educação pública e do ensino de História no Brasil e na Argentina a partir das legislações e diretrizes curriculares nacionais das últimas décadas, para identificar o espaço relegado ao ensino de História da América Latina ao longo de uma trajetória escolar. Os lineamentos teóricos e metodológicos que serviram de base para as análises comparativas estão relacionados à abordagem das Histórias Conectadas, trazendo à tona semelhanças e diferenças contextualizadas pelos laços que ligam cada história nacional à dos demais países da região. No campo do currículo, considerou-se o currículo como prescrição, que sustenta místicas importantes sobre Estado, escolarização e sociedade. Ao final, pode-se concluir que, embora a temática tenha ganhado espaço em documentos mais atuais, a seleção e a organização dos conteúdos indicados para normatizar a educação nacional não permitem a identificação de interesses comuns, que poderiam atuar na construção de perspectivas coletivas de futuro para o continente.
Palavras-chave : Currículo; Ensino de História; América Latina.