SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na ArgentinaEnsino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul Educacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva  and  RANZI, Serlei Maria Fischer. As propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de história. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.443-463. ISSN 1809-4309.

O artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História. Nesta pesquisa, foram analisados os documentos do Mercosul Educacional, especificamente dos seminários do ensino de História e Geografia, com o objetivo de apresentar as reflexões, as perspectivas e as ações colocadas pelos especialistas para o ensino de História na Educação Básica dos Estados-partes. O artigo conclui sinalizando que a necessidade de integração social e cultural possibilitou a criação do SEM e, posteriormente, a formação do grupo de trabalho no ensino de História e Geografia, cuja preocupação foi incorporar conteúdos curriculares mínimos de História de cada um dos países signatários e discutir sobre um ensino de História que veiculasse abordagens comparativas, que possibilitasse a identificação de traços de identidade comuns e que contemplasse a integração social e o direito à diferença.

Keywords : Ensino de História; Grupo de Trabalho; Setor Educacional do Mercosul.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )