SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na ArgentinaEnsino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul Educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva  y  RANZI, Serlei Maria Fischer. As propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de história. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.443-463. ISSN 1809-4309.

O artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História. Nesta pesquisa, foram analisados os documentos do Mercosul Educacional, especificamente dos seminários do ensino de História e Geografia, com o objetivo de apresentar as reflexões, as perspectivas e as ações colocadas pelos especialistas para o ensino de História na Educação Básica dos Estados-partes. O artigo conclui sinalizando que a necessidade de integração social e cultural possibilitou a criação do SEM e, posteriormente, a formação do grupo de trabalho no ensino de História e Geografia, cuja preocupação foi incorporar conteúdos curriculares mínimos de História de cada um dos países signatários e discutir sobre um ensino de História que veiculasse abordagens comparativas, que possibilitasse a identificação de traços de identidade comuns e que contemplasse a integração social e o direito à diferença.

Palabras clave : Ensino de História; Grupo de Trabalho; Setor Educacional do Mercosul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )